terça-feira, 12 de maio de 2009

Pertencer ou não pertencer – Eis a questão

Hoje o porta-voz do Papa veio afirmar categoricamente que, ao contrário do que tem surgido em vários órgãos de informação, o Papa nunca pertenceu à Juventude Hitleriana quando era mais novo. (Ver notícia aqui)

Estaremos perante uma nova polémica envolvendo Federico Lombardi? É que tudo indica que o porta-voz não tem razão.


Jovens pertencentes à Juventude Hitleriana

Na sua autobiografia “O Sal da Terra” Bento XVI refere que fez parte da Juventude Hitleriana enquanto estava inscrito no seminário. Esta adesão não foi voluntária, mas sim obrigatória. O mesmo afirma ainda que mal deixou o seminário nunca mais assistiu a nenhuma reunião do grupo.

Há também citações atribuídas ao seu irmão, o também sacerdote Georg, no sentido de ambos os irmãos terem pertencido àquela organização.

Lombardi afirmou ainda que a Juventude Hitleriana era uma organização de “fanáticos” que se identificavam com a ideologia Nazi. Contudo, isso parece não estar correcto. A pertença à Juventude Hitleriana era obrigatória e muitos dos que foram inscritos não partilhavam das crenças do regime.

Aliás, esta não é a primeira vez que a questão surge. Mal foi eleito Papa o assunto foi abordado. Nunca, até hoje, o Vaticano negou que o jovem Ratzinger tinha pertencido à JH, mas sempre ficou claro que a adesão era involuntária, como aliás comprova o historial da família. O pai do actual Papa sofreu bastante por ser um conhecido opositor dos Nazis.

Se Lombardi se equivocou, como tudo indica, resta perguntar o que é que o motivou a fazer as declarações que fez, e com quem se aconselhou?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Footer