quinta-feira, 7 de maio de 2009

Bispo de Nazaré destaca dimensão espiritual da visita do Papa

O Bispo Giacinto Boulos Marcuzzo, que é também auxiliar do Patriarcado Latino de Jerusalém, afirmou que a visita do Papa à Terra Santa "vem confirmar-nos como irmãos na fé e fortalecer as relações".

A viagem que Bento XVI inicia na próxima Sexta-feira, dia 8, “mesmo acontecendo no meio de tantos problemas, decorre numa altura menos violenta”. Como exemplo disso, o bispo auxiliar aponta o número elevado de peregrinos que visitam a Terra Santa.

“Há um clima de não-violência. E a visita do Papa pode ajudar a melhorar a atmosfera e a confiança mútua entre israelitas e palestinianos”.


O Bispo Marcuzzo, diante de um grupo de religiosos da sua diocese


Sobre o encontro com as autoridades, o Bispo Marcuzzo afirma ser muito equilibrado. Na agenda o Papa leva encontros com as autoridades da Jordânia, da Palestina e de Israel. No entanto, frisa o Bispo de Nazaré, “o mais importante não é o aspecto oficial e diplomático. O que importa é a dimensão pastoral, nomeadamente a visita à igreja local, a dimensão espiritual, na peregrinação à Terra Santa e também a vertente ecuménica e de diálogo inter-religioso”.

Sobre o diálogo entre a Igreja Católica e os Judeus o bispo Marcuzzo afirma não ter dúvidas que a visita do Papa irá mostrar “o quanto as duas religiões estão próximas”.

“Os eventos que causaram tensão, apesar de importantes, não são essenciais para o diálogo. A visita do Papa e os encontros previstos vão desanuviar a tensão nas relações”.

Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Footer