quinta-feira, 14 de maio de 2009

“Construir pontes para uma coexistência pacífica”

Esta manhã, na homilia da missa que celebrou no Monte do Precipício, Bento XVI convidou cristãos e muçulmanos a trabalharem em conjunto, rejeitando ódios.

O Papa lembrou que Nazaré é também o lugar onde se contempla o amor da Sagrada Família, o modelo de qualquer família cristã, mas também a cidade onde muçulmanos e cristãos se desentenderam devido a hipótese de construção de uma mesquita no pátio da Basílica da Anunciação. O projecto acabou por não avançar. O Papa pede a cicatrização de uma eventual ferida entre as duas comunidades.

“Infelizmente como o mundo sabe, Nazaré sofreu tensões nos últimos anos, que prejudicaram as relações entre as comunidades cristã e muçulmana. Convido as pessoas de boa vontade, de ambas as comunidades, a reparem o dano que foi feito, e na fidelidade ao credo comum num único Deus, pai da família humana, a trabalharem para construir pontes e encontrar meios para uma coexistência pacífica. Que cada um rejeite o poder destruidor do ódio e do preconceito que matam a alma humana antes ainda de matar o corpo", afirmou.

Nazaré é a cidade árabe mais importante de Israel, e a sua população está dividida entre cristãos e muçulmanos. As tensões entre as duas comunidades têm aumentado na mesma proporção em que o islamismo se torna factor importante no movimento nacionalista palestiniano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Footer