sábado, 25 de abril de 2009

Católicos em Israel escrevem ao Papa

Quatro comunidades católicas de Israel enviaram uma mensagem a Bento XVI, tendo em vista da viagem que o Papa fará à Terra Santa entre os dias 8 e 15 de Maio.

No documento, os fiéis demonstraram o seu empenho para uma convivência pacífica entre membros de várias religiões, explicando que o papel deles é servir de "ponte" entre a fé e a cultura.

"Estamos cientes do sofrimento dos judeus e árabes na nossa região. Como membros da Igreja Católica e como descendentes de Abraão em Israel, procuramos respeitar e ter grande consideração pela existência de pessoas que vivem connosco", afirma a mensagem.

"Vivendo em Israel, muitos de nós têm raízes judaicas e parentes judeus. Em Israel, procuramos construir a solidariedade, oferecer a nossa compreensão e compaixão, participar plenamente da construção de uma sociedade livre e justa", acrescentam os signatários.

Na Terra Santa, Bento XVI pronunciará 27 discursos durante oito dias de viagem.

O Papa visitará primeiro a Jordânia e, no dia 11 de Maio, seguirá para Israel, onde se reunirá com o primeiro-ministro Benyamin Netanyahu.

Durante a viagem, o Papa também se encontrará com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Abu Mazen.

Na Jordânia, os líderes cristãos consideram que a visita será uma prova para o mundo de que o país faz parte da Terra Santa e que o reino é um "modelo" no que se refere à convivência entre povos e religiões.

Esta quarta-feira, um grupo de jovens palestinianos de Belém ofereceu um lenço ao Papa, que o colocou sobre os ombros. No Vaticano esteve uma delegação de 27 peregrinos procedentes de uma paróquia de Belém.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Footer